X

Inverno começou, redobre os cuidados com a pele

O inverno começou no dia 21 de junho e o frio veio para ficar. Em Santa Catarina os termômetros despencaram semanas antes da nova estação ter iniciado. Nesse período, todos já sentem no corpo, ou melhor, na pele as consequências do frio e do clima mais seco.

team2
Muitas pessoas notam a pele ressecar, ficar mais áspera, descamar e os lábios são os primeiros a rachar. São resultados deste período em que a umidade do ar fica menor e as temperaturas baixas causam a diminuição na transpiração corporal.

A médica dermatologista de Itajaí, Ana Paula Scremin, alerta que os problemas agravam quando tomamos banhos quentes "O banho quente retira a nossa capa de proteção da pele, chamada de manto lipídico que retém a umidade da pele, mantendo-a mais hidratada. Por isso, nada de banhos quentes! Opte por água morna e se necessário use sabonetes hidratantes ou óleos apropriados para o corpo".

team2
Outro erro comum é diminuir a ingestão de água por causa do inverno. É nesta época que o corpo necessita de hidratação, por isso, é indicado manter a mesma regra do verão: beber pelo menos dois litros de água por dia ou alguma outra bebida que possa ajudar a hidratar a pele, como os chás. "A hidratação no inverno, principalmente, precisa ser feita de dentro para fora. Beber água é o primeiro passo, depois aposte em cremes hidratantes para o rosto e em outros produtos mais concentrados, específicos para essa região. Não se esqueça de que para ter uma pele macia e com elasticidade, ela precisa estar bastante hidratada", lembra Ana Paula.

team2
O inverno também tem uma peculiaridade. Pessoas com pele seca tendem a sentir mais o ressecamento e quem tem a pele oleosa, também precisa cuidar, porque o rosto e regiões como as costas podem concentrar ainda mais oleosidade.

A maior preocupação é com o agravamento de doenças de pele no inverno. "Com os banhos quentes e a pele mais exposta ao ressecamento ou oleosidade, alguns problemas como a dermatite seborreica tendem a piorar. Neste caso, a pele descama e em situações mais graves, acabam surgindo crostas e ferimentos na cabeça, na região lateral do nariz e nos cotovelos. Outro problema também é a psoríase, que pode levar a um quadro mais sério e que apesar de tratamento, não tem cura. Se você tiver um desses problemas procure um dermatologista", recomenda Ana Paula.

team2
Ana Paula Scremin é médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Clínica: (47) 3248 1288 (47)3248 1289
Ed.Embraed -Av.Marcos Konder n 1.207 SL 58, Itajaí
Texto: Juliana Senne
Fonte: http://www.diegosantossc.com.br/